segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tire a trave do teu olho! Depois, faça suas sugestões.



"Ninguém pode falar nada de ninguém. Ninguém pode me julgar. Todos falham, você não tem o direito de falar nada de mim!"


Ouço isso constantemente. Muitas pessoas acreditam que ninguém pode falar de ninguém, e nem sequer chamar sua atenção. Elas até se apóiam em textos bíblicos como Mateus 7.1-5.
Mas o intrigante é que esse texto é mal utilizado por essas pessoas. Hoje fiz minha devocional e me deparei com esse texto. Li, rê-li, e meditei. Cheguei a uma conclusão óbvia: Só não posso julgar, se eu estiver com o mesmo erro que a outra pessoa está.
Perceba que Jesus, no último versículo, é bem claro em dizer "...tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão."
Então, isso quer dizer que se eu estiver sem nada em meus olhos, tiver com a visão correta, eu posso ajudar meu companheiro a tirar o cisco em seu olho. Eu posso e devo tirar o cisco do meu próximo. Devemos ajudar nossos amigos! Isso não é se intrometer na vida dele, é ajudá-lo a ter a visão correta da situação.
Jesus está ensinando aqui o problema de exigir algo das pessoas, sendo que o exigente está praticando e fazendo até pior do que as outras pessoas. 
Logo, algumas lições são fáceis de se analisar:

1. Não posso julgar quando estou com o mesmo erro que a outra pessoa.
2. Da mesma forma que eu cobro dos outros, o Senhor cobrará de mim.
3. Preciso estar sempre atento a minha vida com relação a Deus.
4. Só posso ajudar o próximo a sair de seus erros, se eu estiver com os olhos, mãos, boca, pé e tudo mais, limpos.
5. Mas eu posso e devo tirar o cisco do meu próximo.

Abraços!

Obs.: Tire a trave do teu olho, antes de criticar esse post. Hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário